Stupid White Men - Uma nação de idiotas, de Michael Moore

22:15



Stupid White Men | Editora Francis | 295 páginas | Encontre-o na Biblioteca Pública do Paraná


Aeeeê, post novo!

Sim, o Enem passou e a primeira fase da UFPR também, haja felicidade! Sei que deveria estar estudando pra segunda fase (caso eu passe na primeira), mas se é redação posso me dar ao luxo de vir escrever un pouco, haha.

Antes de falar do livro em si devo dizer que adoro o Michael Moore. O cara é inteligente e corajoso, e critica a política com ironia e ferocidade desde muito antes do facebook existir. Além desse livro também são dele os documentários "Tiros em Columbine" (vencedor do Oscar) e "Fahrenheit 11 de setembro", entre outros.

Em Stupid White Men a era Bush é o maior alvo de suas críticas. O livro foi escrito no início dos anos 2000 e enfrentou muita barra pra ser lançado após o atentado de 11 de setembro de 2001 (aposto que você lembra o que estava fazendo nesse dia). Apesar da data e de todo o contexto histórico da eleição de George W. Bush para presidente, o livro é completamente auto-suficiente não deixando nem quem era uma inocente criança brasileira na época (no caso eu) pra trás, sem entender nada. Por isso o livro é bastante fácil de ler e agradável. 

Falando em agradabilidade, se "the zoera never ends" o Michael é um zoero antes mesmo da "zoera begins" (oi? cadê a coesão e a coerência? menos 200 pontos pra mim). Ele crítica duramente Bush com muuuita ironia - leia o capítulo Caro George se tiver oportunidade - impossível não rir. Só pra imaginar, pense que é mais ou menos como assistir quando os caras do CQC vão entrevistar algum político. 
Mas como nem só de Bush vive os Estados Unidos e nem, acredite, o mundo, outros tópicos também são tratados em Stupid White Men. Direitos estudantis, as armas nos EUA, como fazer uma política melhor com as próprias mãoes e até uma suposta tentativa da Mãe Natureza de eliminar homens babacas são temas discutidos e para cada um Michael apresenta várias soluções. Quase uma aula de redação pro Enem, xente!

Stupid White Men é uma não ficção corajosa que informa e alerta com bom humor e linguagem acessível a todos os públicos, independente de sua idade ou nação. Até porque "branquelas estúpidos" existem em todo lugar e se nós os colocamos em postos altos, é nosso dever tirá-los de lá.

Você vai gostar destes:

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Translate

Arquivo