Por que ler A Culpa é das Estrelas, de John Green (com fan arts!)

18:09

 
The Fault in our Stars | John Green | 2012 | 288 páginas |  Intrínseca | foto encontrada aqui

Tenho problemas com best-sellers atuais. E não é preconceito, não! É que na maioria das vezes que li me decepcionei. Com A Culpa é das Estrelas foi diferente. Com tanta aclamação e olhos úmidos, fui pesquisar sobre o autor e descobri que ele era um nerd(fighter), e se tivesse um filho ia amar que ele gostasse do John. Então comecei a pensar que ele não me decepcionaria. Por isso decidi ler. E passei horas lindas e divertidas com o livro.
Então porque você, que é parecido comigo e tem receio de "livros modinha", detesta sentimentalismo e o Nicholas Sparks, deve ler? Aí vão os meus motivos:
  • A Culpa é das Estrelas não é só "okay", "alguns infinitos são maiores que outros", lágrimas e nuvenzinhas branca e preta num fundo azul.

  • Tem doença, tem romance, só não sei se tem verão. Mas é completamente diferente de Nicholas Sparks. Só pela originalidade você já devia dar créditos ao cara.
  • Ok, dizer que ele é diferente do Sparks quer dizer que:
  • John não tem frescura,  medo de palavras chulas e nem de falar de sexo.
  • Apesar do tema delicado do câncer e da morte prematura, o livro é divertidíssimo! Piadas, ironia e cenas engraçadas estão salpicados pelo livro inteiro. Sem isso A Culpa é das Estrelas seria beeem diferente. Digamos que apenas mais um livro qualquer.
  • E os personagens jogam vídeo-game.
  • Além disso, a Hazel tem um câncer incurável e precisa lidar com a ideia de que é uma "granada". Mas apesar da história ser contada por ela, ela está longe de querer parecer coitadinha. Claro que ela fica triste e revoltada (e nós ficamos junto), mas quem não ficaria?
  • E o terceiro melhor amigo dela é um escritor. #Todosseindentificam
  • E tem a ideia linda de ir atrás de um escritor para saber o final de um livro! Com ela vieram reflexões sobre as histórias. Eu nunca fiquei pensando muito no que acontece depois que eu fecho o livro. Será que os escritores ficam matutando nisso? E levando pro lado da fantasia, imagina que máximo se a gente fecha o livro e os personagens lá dentro continuam vivendo! Antes de A Culpa, eu estava lendo 60 Anos Depois, do outro lado do campo de centeio. Nele, um outro autor retoma a história do lendário Holden Caufield de O Apanhador, agora como um idoso. Eu achei maluquice, mas quando eu terminar de ler falo mais sobre o causo. ;)
  • Também é um excelente manual de como tratar pessoas com alguma doença. E é por isso que é tão bom tantos jovenzinhos lerem esse livro.
  • O romance entre o Gus e a Hazel é uma graça. Eles são mais do que apaixonados bobos, são melhores amigos bobos e isso é lindo, todo amor devia ser assim.

      
                                  fonte 1 | fonte 2
  • E por último, mas o melhor de tudo: apesar de ser uma história com protagonistas adolescentes, John não escreveu com a limitação de um infanto-juvenil. A Culpa é das Estrelas, com todos os motivos acima, é um livro para ser lido por adolescentes e além! Quanto a isso não precisa se preocupar.
That's it, meus irmãozinhos. Espero que a listinha tenha te ajudado a se decidir se o livro vale a pena. :) Pra mim valeu demais.

                       
                                                                     fonte 1 | fonte 2 | fonte 3

Você vai gostar destes:

18 comentários

  1. Eu estou lendo e quase perto de acabar este livro e tipo, adorei. Acho que se alguém me perguntasse quais meus livros preferidos eu com certeza diria 'A mulher do Viajando do tempo' e a 'A Culpa é das Estrelad'.
    Assim como uma guria disse no Skoob, eu leria até a lista de compras do John Green.

    Faço de suas palavras as minhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O John me surpreendeu também! A lista de compras eu não sei, mas pretendo ler seus outros livros. haha
      Beijos!

      Excluir
  2. Fiquei encantada com as fan arts. <3

    Um beijo, Karine Braschi.
    Geek de Batom. (@geekdebatom)

    ResponderExcluir
  3. Muito bom esse livro! E realmente, todos os seus pontos destacados fazem com que seja ainda melhor lê-lo :)
    Beijo,
    Nic

    ResponderExcluir
  4. Pra mim valeu super a pena! Eu também sou de me decepcionar com livros que fazem sucesso, mas meu irmão me mandou escolher um livro (em troca de um favor kkk) e eu estava sem ideias e pensei: porque não? escolhi a culpa é das estrelas e adorei!
    Depois disso entrei para a comunidade nerdfighter, porque sou muito nerd, e conheci gente bastante legal por lá, qe não só gostam do livro como são super simpáticos (e super fãs do John também).

    Já li outro livro dele, que chama O teorema Katherine e é super engraçado, estou colocando o resto na minha lista de leitura, não vejo a hora de ter todos os livros dele na minha estante. Ele escreve bem demais!
    Adorei o post *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Poxa, nessas horas eu queria ter um irmão também huahua Também pretendo ler os outros livros dele. Quem é você, Alasca? sempre me chamou a atenção. :D
      Beijo!

      Excluir
  5. É tão bom, mas tãão bom que chega ser difícil resenhá-lo. Teu post esta ótimo e adorei as fan-arts.

    Li o Teorema de Kath... Fiz de tudo para não comparar o ACEDE com o Teorema. Antes de começar a ler até meditei. Deu certo, não comparei e também não gostei. Até faz sentido porque o teorema foi escrito antes de a culpa é das estrelas. Mas tenho certeza que várias pessoas vão comprar e ficarão chateadas com o resultado.

    Ah, usei a foto do dia dos namorados (aquela que tem um duas mãos entrelaçadas e cada uma segura um livro) em um post no meu blog. Tá tudo com crédito, mas acho melhor avisar, huaha.

    motivos para começar a namorar um leitor e presentes para dar a um leitor:

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vc gostou do post e da foto no face, obrigada por creditar! :D
      Poxa, que pena que vc não gostou de O Teorema. Eu quero ler os outros livros dele mas acho que vou começar com Quem é você, Alasca?.

      Passo lá pra ver o post! :)

      Excluir
  6. Nossa depois disto sou obrigado a ler "A culpa é das estrelas".
    Com certeza já está na listinha de próximas compras, hahaha!

    Abraços.

    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Excelente obra, imperdível de se ler, recomendo a todos e quem quiser mais informações veja no site:
    http://aculpaedasestrelas.com

    ResponderExcluir
  8. Eu li este livro no início do verão e chorei babae ranho. Claro que também me diverti muito, dei muitas gargalhadas, mas chorei chorei, chorei como se não houvesse amanhã.
    Nós apaixonamo-nos pelo Guz do jeito que a Hazel se apaixona, nós rimo-nos das situações do jeito que a Hazel se diverte com elas e nós sofremos aquelas ultimas páginas porque é assim que a Hazel nos faz sentir. E porque nos tínhamos apaixonado pelo Guz. E porque eles formavam o par perfeito. E porque ao começar a ler o livro não era isso que se esperava... But life is not a wish granting factory.

    ResponderExcluir
  9. Livro mais que perfeito! Simplesmente amei!
    Pena que dei uma de durona e não chorei!! hahah Mas estou planejando uma segunda leitura e dessa vez não escapo. Estou lendo Extraordinário ... e o nome diz tudo! Recomendo!
    Super abraço, Lu

    http://etceteralu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu li esse livro faz pouco tempo e gostei tanto que, em seguida, comecei a ler outro do John Green (Cidades de papel). Ambos são ótimos, John Green sabe realmente criar uma bela história, com doses saudáveis de romance e tragédia. [SPOILER] Não sei quanto a você(s), mas, enquanto eu lia e vi a situação se inverter para o casal, eu pensava: ´Não pode ser, mas que foda´. Eu não conseguia pensar em outra coisa. Não era belo, porque era triste, e não era totalmente triste porque o romance dos dois iria acabar em algum ponto. Era genial, mas ia além disso. De qualquer forma, acho que criei um vicio por John Green tão grande (ou quase tão grande) quanto o que você (Bruna) nutre por Palahniuk que, a propósito, também quero ler, exatamente por você falar tão bem dele. Se não me engano, eu li esse livro por causa da sua recomendação também, então... Creio que não me arrependerei. Continue sugerindo livros tão bons quanto esse pra eu continuar aumentando minha lista de leitura para infinitos ainda maiores! Ah, sim, ótimo post, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico (extremamente-unbelievablemente) feliz quando alguém lê um bom livro por indicação minha, haha, mais ainda quando voltam pra me contar!
      E sei como é, cara, também achei inacreditável o rumo que a história tomou!
      Preciso ler algum outro dele também, sempre fui curiosa com "Quem é você, Alasca?".
      E muito obrigada! :3

      Excluir
    2. Eu fiquei curioso sobre todos, parecem tão diferentes e interessantes... A propósito, agora tenho todos os livros do John Green *w* e o meu primeiro do Palahniuk. Vejamos se você me faz entra nessa onda dele também. *-* Uma perguntinha pra acabar: Quantos livros você tem ao todo?

      Excluir
  11. A Culpa é das Estrelaa é um livro ótimo,o amor de Gus por Hazel e tudo é perfeito,mas,nem por isso você deve falar mal dos livros do Nicholas Sparks,pq A Última Música e Querido John,são livros ótimos tbm,n como ACEDE,mas tbm são bons,por isso o Nicholas é um dos maiores escritores de romances e best-sellers conhecido em todo o mundo,mas,eu amo muito ACEDE é
    um livro muito bom e o John Green fez um ótimo trabalho,e esse é um livro q eu vou reler um dia

    ResponderExcluir
  12. Peguei esse livro para ler no ano passado e já estava com um pé atrás pois tinha ouvido da boca de meninas que nunca liam nada, este ser "o melhor livro do mundo" e "muito perfeito". Acho a semelhança com Sparks muito parecida, pois ele também apela para a doença, só que de forma mais divertida, os personagens tem mais personalidade etc.Não vou mentir, gostei, mas não é nada de mais e não o releria...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Translate

Arquivo