O fantástico "Paraíso Líquido" de Luiz Bras

11:07

Paraíso Líquido, Luiz Bras | 2010 | 304 páginas | Editora Terracota | no skoob
Três coisas me fizeram ficar apaixonada pelo livro 1) se trata de ficção científica brasileira, 2) o impacto do primeiro conto e 3) a criatividade do autor. O livro é tão fantástico, os contos são tão intensos e se 
aprofundam tanto no tema que ao terminar a leitura senti como se tivesse lido vários livros em vez de um só.

"(...) os contos reunidos neste volume estão em busca de certo tipo de leitor relativamente incomum hoje em dia, ao menos nos círculos mais refinados. Falo dos apreciadores sofisticados que, ao abrir um livro, ir ao cinema ou ao teatro, buscam algo mais do que a simples realidade nua e crua." Rebecca O'Brien na orelha do livro.

Outra coisa bacana é que os contos vão se tornando cada vez mais fantásticos, mais futuristas, o mundo como conhecemos se desintegra cada vez mais, como se desse chance ao leitor de ir se acostumando aos poucos ao universo fabuloso a que Bras nos convida. Primeiros Contatos, o primeiro conto, já é um soco no estômago. Me envolveu e me emocionou tanto que me senti dentro da história, cúmplice do menino aniversariante que acreditava em extraterrestres. Já em Paraíso Líquido, o último conto, o leitor se vê num universo completamente diferente de tudo que já imaginou. Isso passando por guerras, experiências científicas, perseguições, o ciberespaço e além.


Paraiso Liquido
Mas não foi só a criatividade dos contos que me encantou. O autor não tem medo de brincar com as palavras e nomes dos personagens (inclusive se repete algumas vezes...). Além de neologismos, o autor brinca com a forma de palavras e frases e no último conto várias palavras que conhecemos aparecem do nada na mente de Sólido como se fossem novas. E os nomes dos personagens, ainda que estrangeiros, o leitor já viu em algum lugar. Há Rihanna, Mondrian, Mustafá, Sólido, Líquido e Gasoso e os trigêmeos Ahna, Huno e Iehn. Tá, Ahna, Huno e Iehn eu nunca vi, mas merecia ser citado aqui, haha.

Tem até uma Bruna. Imagine qual não foi a minha surpresa (e provavelmente de outras Brunas também) quando no início de um dos contos, a personagem fala sobre estatísticas, intuição e uma mórbida previsão a uma certa Bruna ("Pode rir, Bruna"). Juro que por um segundo mágico achei que ela estava se dirigindo a mim diretamente. Essa "magia" só me fez ficar mais deliciada com a experiência de ler Paraíso Líquido e claro, recomendar o livro entusiasmadamente.

Encontrei esse livro e me apaixonei à primeira vista na Casa de Leitura Dário Vellozo, que fica no Largo da Ordem, aqui em Curitiba. Semana que vem ele já estará de volta para, quem sabe, ser lido por você. ;)

Conheça também o blog do escritor: http://luizbras.wordpress.com/

jonas
Parte do conto "São Paulo, 31 de Julho de 2013"

Você vai gostar destes:

5 comentários

  1. Ai, que livro lindo!
    Capa maravilhosa e um dos meus estilos preferidos!
    E é nacional! Contos de ficção nacional, quem diria?
    Acho muito bacana quando a gente acha alguma coisa de qualidade na literatura, vou já procurar esse livro!
    Amei!

    Tem promoção lá no blog
    endless-poem.blogspot.com.br

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É lindão mesmo, né? Acho que eu nunca li sci-fi brasileiro, também fiquei encantada, haha. Procure sim que vale mto a pena *-*

      Beijo e obrigada, Sarah!

      Excluir
  2. Que lindo!
    Fiquei encantada pelo trechinho que você postou, e o livro todo parece meio doido e bonito. Quero ler (=

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha ele é exatamente doido e bonito! Parece sonho. :)
      Beijo e obrigada!

      Excluir
  3. Antes de tudo: Que arte de capa maravilhosa! *-*
    Por fim, parabéns, dona Bruna, acabei de me apaixonar pelo livro também! Mais um a entrar na minha infinita lista de desejados.
    A.P.A.I.X.O.N.A.D.A *--------*

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Translate

Arquivo