[Eu li] O Estranho Mundo de Zofia, de Kelly Link

13:00


O ESTRANHO MUNDO DE ZOFIA E OUTRAS HISTÓRIAS (MAGIC FOR BEGINNERS) | KELLY LINK | 
2005 | 254 PÁGINAS | EDITORA LEYA | 
Extra: Dez coisas para não fazer em caso de apocalipse Zumbi 

Sim, eu julguei o livro pela capa MARAVILHOSA feita pela Retina 78. E também pelo nome, misto de Tim Burton e O Mundo de Sofia. Sim, eu li as resenhas negativas do skoob. E sim EU AMEI O LIVRO. E o Louie também pirou tanto no meu amor que começou a ler também. Não digo que amei o livro com tanta ênfase por querer ser do contra, mas porque foi o livro mais criativo e diferente que eu já li. Chegou a ser comparado com Alice in Wonderland e tendo lido Alice na íntegra, posso dizer que Zofia é tão surreal quanto. Claaaaro, que cada um com sua opinião, mas dessa vez tenho que sair em defesa desse livro. E, óbvio, com argumentos. 

eu sonhando com o livro, rs
O Estranho Mundo de Zofia é composto por nove contos fantásticos com uma pitada de horror, completamente oníricos e super bem escritos. Para se ter uma ideia, sabe quando você acorda e diz: 
"nossa, sonhei que estava numa biblioteca enorme, de vários andares e que nela tinham precipícios, florestas e um príncipe chorão" 
ou então 
"caramba, sonhei que estava numa loja de conveniência onde o vendedor usava pijamas bizarros e havia clientes zumbis que falavam coisas sem noção" 
(exemplos do livro). E você acha engraçado porque durante o sonho tudo parecia normal e real. Ler Zofia é exatamente assim. Acho que foi por isso que muita gente não gostou, e vi até quem dissesse que o primeiro conto é o único bom. E esse comentário só reforça minha desconfiança de que não gostaram do livro porque foge do clichê, já que o primeiro conto é o mais parecido com outras fantasias apreciadas. 

Sobre a escrita da autora posso dizer que apesar dos contos parecerem inacabados como se tivesse continuação, me agradou bastante. É divertida, fluida, cheia de metáforas e comparações criativas e traz várias referências culturais. Algumas delas são H. P. Lovecraft, O Senhor dos Anéis, Star Wars e Nárnia. Em vários momentos a autora se dirige diretamente ao leitor. E eu, particularmente, adoro quando o autor fala comigo, rs. Claro que há contos mais fracos, cuja história em si não prende tanto o leitor, mas ainda assim merecem ser lidas por tudo que citei.
As personagens de Kelly também são as mais diferentes: zumbis, bruxas, um escritor de horror cleptomaníaco, uma heroína, um ladrão de arte, uma família comum e cheia de filhos e por aí vai.

Não existe nenhuma boneca enfermeira no livro, mas a minha bonequinha estranha se chamará Zofia de agora em diante. 
 Por ser tão diferente, alucinógeno, criativo e bem escrito O Estranho Mundo de Zofia me ganhou de forma inesperada e me inspirou um bocado. Vide 10 coisas para não fazer em caso de apocalipse Zumbi. E eu continuarei defendendo-o, haha. E acho também que pra evitar a decepção de alguns leitores deveria vir escrito: AVISO: ESTA AUTORA PENSA FORA DA CAIXINHA. E também devia ter um aviso de que não é um livro para crianças. Pelamordedeus, não vão me comprar esse livro pros seus filhos e vir reclamar de que os pimpolhos estão te perguntando o que é transar.

P.S.: Aaah! Não posso esquecer de avisar que esse livro é do Bondinho da Leitura. Quem for aqui de Curitiba pode encontrá-lo lá!
Até!
Eu, tentando ser Genevieve (imagino que essas pernas sejam dela).

Você vai gostar destes:

13 comentários

  1. Juro que quero ler loucamente esse livro, mas porque me apaixonei por essa capa!
    Amei sua foto com o livro embaixo, ficou super legal!!
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é linda a capa? *-* Eu amo essa capa e amo o jeito como o livro me fez viajar, haha.
      Beijos e obrigada!

      Excluir
  2. A capa é extremamente linda, me apaixonei por ela! Após ter lido essa resenha, inclui mais um livro em minha imensa lista de desejados.


    clandestina-a-bordo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Thais! *-* Eu adorei, espero que goste também.
      Beijos!

      Excluir
  3. Adorei a capa! Parece ser um livro interessante, quem sabe eu vá buscá-lo no bondinho? hahaha
    Beijo,
    Nic

    ResponderExcluir
  4. Amei a postagem, amei a capa do livro, amei o livro, amei tudo *--*
    deu uma vontaaaade de ler esse livro, vou adicionar a minha lista de desejados :)) !!
    Suas postagens são demais!!!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada *-*
      Eu viajei demais nesse livro, recomendo muito pra quem quer escapar da realidade! haha
      Beijos!

      Excluir
  5. Eu li esse livro e gostei bastante (principalmente o do mercado perto do precipício). Comprei ele mais pelo nome (Zofia, Sofia) do que pela imagem e seu acabamento. Li todo e adorei, mas algo não me cheirava bem. Só depois de muito tempo resolvi procurar alguns textos sobre o livro e li dois (que não fossem só para apontar pontos fracos do livro), que foi o seu e outro que dizia que na tradução para nossa língua, muita coisa se perdeu, tanto que até trocaram o nome de "Magia para Iniciantes" para "O Estranho Mundo de Zofia e Outras Histórias", uma pena. Desculpe, deixei de falar, adorei seu texto! E lerei novamente o livro para ver se consigo pegar algo mais, se bem que depois dessa prefiro mesmo é ler o original...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também li essa resenha falando da tradução. Eu gostei do livro porque adoro coisas psicodélicas, absurdas, fritação de cérebro ahuhau. Como não uso lsd, uso livros e filmes e músicas, achei esse incrível por justamente não fazer sentido, haha. Me diverti bastante na leitura.
      Obrigada e se ler o original escreva para contar!

      Excluir
    2. Ainda me lembro daquele de zumbis (da casa, faz tempo que li, não me lembro de todos os detalhes) que no final o principal vira o Wolverine! Terminando de ler Assassin's Creed já vou ler esse novamente.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Oiii, eu tbm adorei o livroo *-*
    Eu estava procurando fotos no Google e achei teu blog :)
    Ah, olha só, se quiser, o que escrevi sobre o livro:
    http://apartirdos23.blogspot.com.br/2013/10/eu-li-o-estranho-mundo-de-zofia-e.html
    *-* Bjuu

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Translate

Arquivo