[Eu li] @mor - Daniel Glattauer

12:46

Foto do blog A Moda da Mira.
@mor (2006, 2012 no Brasil) | Daniel Glattauer | Suma de Letras | 184 páginas de muita enrolação

Estava eu toda pimpona, achando o livro que estava lendo chato, quando resolvo começar outra leitura. Uma mais curta, pra terminar no mesmo dia. Então o escolhido aleatoriamente foi @mor. Pra quê...

Quem já deu uma olhadinha na página "Os Autores" sabe que eu e o Louie somos casados & nos conhecemos na internet, pelo Orkut. Poizé. Então, mesmo não conhecendo a história, eu achei que ia amar o livro, que ia me identificar horrores, que ia relembrar os perrengues, as muuuitas horas de conversa...  E me identifiquei mesmo em algumas partes que devem ser comuns a todos os relacionamentos iniciados virtualmente. A palpitação e alegria ao ver que há um recado/e-mail novo do outro, a sutileza com que as coisas vão evoluindo, a percepção de que em um determinado momento você fica dependente desse contato e que sem ele o dia fica sem graça. Aahh, o @mor! Sim, acreditem, pode dar certo (mas cuidado sempre é bom).

Mas voltando ao livro, eu estava gostando muito até a metade. Vou deixar o booktrailer como sinopse pra não me estender demais:


Então é isso. Por um erro de digitação Emma manda um e-mail de cancelamento de uma revista para Leo Leike. Eles começam assim uma irritadiça conversação virtual. Sutilmente, como eu disse, eles vão se interessando mais e ocupando cada vez mais tempo na vida do outro. Querendo saber mais sobre o outro, de quem eles não sabem nada. Muito menos a aparência física, que pra Emmi é tão importante. O que eu acho muito engraçado, porque o livro foi lançado originalmente em 2006 e nessa data já tinha orkut, já tinha msn... ou devo dizer ainda tinha. Mas ok, eles não querem realmente saber como é o outro, porque um encontro real poderia estragar tudo, então eles continuam com joguinhos de sedução virtual.

Eu estava gostando até mais ou menos a metade do livro. Mas depois de certo ponto, o chove-não-molha começou a me irritar. Os dois estavam seduzindo um ao outro o tempo todo num joguete e logo depois se repreendiam e fingiam que não sentiam nada disso. Tudo bem, porque Emma é casada e Leo tem um relacionamento mal resolvido, mas foi demais pra mim. Se insinuar diretamente e depois dizer que não era nada daquilo não é comportamento pra ninguém com algum caráter. E por isso se estender tanto, o livro fica cansativo, muito cansativo. O que acelera sua leitura, é que ele é composto inteiramente pelos e-mails. 
Me obrigue!
Admito que achei alguns desses "jogos" inteligentes e bem escritos até, e isso era bem interessante. Mas aí eles ficavam naquela de quererem e não quererem se encontrar pessoalmente e isso me deixava com um bocado de raiva... Eles não se decidiam! É certo que quando começo um livro que não gosto, eu o abandono, mas esse eu quis ler até o fim pra saber o que acontecia com eles, como terminava aquilo. Afinal é um assunto muito interessante pra mim, haha. Só que termina com um grande CONTINUA. Sim, caros amigos leitores, existe uma continuação desta enrolação (leu com a voz do Faustão? É brincadeira, meo). Acho que nunca fiquei com tanta raiva lendo um livro. Espero que esse seja o livro mais decepcionante do meu ano para que não haja outros, haha. E não, eu não vou ler a continuação (que inclusive foi pior votado no skoob). 


"Escrever é como beijar, só que sem os lábios. Escrever é beijar com a cabeça. Emmi, Emmi, Emmi."

Você vai gostar destes:

2 comentários

  1. Lembro que quando ouvi falar nesse livro fiquei com muita vontade de ler ... mas não tinha dinheiro então ... depois de um tempo, vi ele em várias promoções e quase comprei MAS algo dizia que eu não fizesse isso ... AINDA BEM ._."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hauhauhua Aah, eu achei muita enrolação mesmo, viu, não aconselho. Não sei sobre a continuação, mas se o autor tivesse enrolado menos talvez coubesse os dois livros em um só e seria melhor. Mas como dois livros dão mais dinheiro que um, né...

      Beijos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Translate

Arquivo