[Livro + Filme] Sobre Meninos e Lobos

18:33

Você provavelmente já esbarrou com esse título por aí. É um dos maiores sucessos do escritor Dennis Lehane e foi adaptado para os cinemas por Clint Eastwood em 2003. Se bobear você já se deparou com ele em alguma lista sobre títulos traduzidos que ficaram melhores do que os originais (pelo menos eu já, o original é Mystic River). Então confiei no título chamativo e na fama e trouxe pra casa. Que boa ação comigo mesma.


Sobre Meninos e Lobos - Mystic River [lançado em 2001, a história se passa em 1975 e 2000] gira em torno do assassinato brutal de Katharine Marcus. Que era filha de Jimmy Marcus, um cara durão que na infância teve como amigos Dave Boyle, um cara normal e Sean Devine, um dos policiais responsáveis pelo caso. Espere, Dave tentava, mas não era um cara normal. Enquanto brincava com os dois amigos em 1975, foi sequestrado e molestado. Fugiu, mas nunca mais voltou o mesmo. Com essa macha em seu passado e chegando em casa na mesma noite do assassinato coberto de sangue e com a mão inchada, entre outras coincidências, Dave se torna o principal suspeito do crime.



 O livro apesar das 483 páginas tem leitura muito fluida, quando eu via já tinha lido várias páginas. Tentava ler 'só mais um paragráfozinho', mas vários terminavam de maneira muito convidativa e eu precisava saber o que descobriria depois. Eu acabava estabelecendo metas de páginas e cheguei a ler 100 páginas num dia (pra mim é bastante, haha).



Não posso avaliá-lo como romance policial, por não costumar ler esse tipo de livro e ter poucas comparações. Mas como livro, foi muito envolvente, bem carregado de emoção. Cada descoberta nova era como um clímax e o final surpreendeu bastante. Também foi muito interessante ver a evolução dos três garotos em homens tão diferentes. Além disso, gostei das metáforas e como Dennis escreve coloquialmente sem deixar a peteca dos bons diálogos cair.


E então em 2003 Clint Eastwood adaptou o livro para os cinemas. Com Sean Penn no papel de Jimmy (quase um Poderoso Chefão), levou o Oscar de melhor ator e Tim Robbins, no papel de Dave, levou a estatueta como melhor ator coadjuvante. Ao contrário da maioria das pessoas eu leio os livros e não assisto aos filme, hehe, mas como se costuma dizer o livro geralmente é melhor que o filme. Então assistir a uma adaptação tão fiel, muitas vezes com os mesmos diálogos me surpreendeu muito positivamente. Alguns personagens suspeitos do livro foram excluídos da adaptação, alguns cenários foram mudados, mas nada que comprometesse o roteiro. Nem preciso dizer que a direção é excelente, certo? É do Eastwood.



Curiosidade:
E só assistindo ao filme eu vi um errinho de tradução no livro. Ray Harris, um dos suspeitos do assassinato, é chamado no livro de Ray, o Justo "porque Ray era um nome comum e todos os apelidos legais já tinham sido escolhidos" e essa é a única explicação de porque ele era chamado de "o Justo". Porééém, assitindo ao filme legendado além do nome de Ray na legenda ser "Só Ray", Apenas Ray, dá pra ouvir eles dizendo "Just Ray". E aí o tradutor, Luciano Vieira Machado, deu uma escorregadinha.

Você vai gostar destes:

2 comentários

  1. Owwwwww, não sabia que o filme era baseado em um livro! Bom, vamos combinar, geralmente quando o filme é muito bom, um livro melhor ainda está por trás da história. Com a volta às aulas, vou ver se acho ele na biblioteca da faculdade. :3

    *respondendo ao comentário lá no blog: Que bom que você gostou da dica da Ruby Sparks ^^ Também estou lendo feito doida e mal dá pra separar um tempinho para os filmes hehe. Pra variar tô sacrificando o sono :P

    Beijão e parabéns para você e para o Louie pelo blog! Tá cada vez mais lindo e o conteúdo é de primeira ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente! Li poucos policiais, mas esse eu não conseguia parar de ler, mesmo. No último dia não aguentei ler só mais um capítulo e acabei terminando o livro às duas da manhã, haha. Muito bom. *-*

      Eu adorei a Ruby \o já ta na lista de filmes pra ver. Pra ver logo...

      Beijos e obrigada pelos elogios ^-^

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Translate

Arquivo