Conheça Cypherpunks: Liberdade e o Futuro da Internet

00:09

Capa Cypherpunks

Apresento a vocês um livro que tem me chamado muito a atenção e que pretendo ler em breve. Veja aqui a sinopse retirada do skoob, mensagem do autor e o booktrailer de Cypherpunks.

Cypherpunks - Liberdade e o Futuro da Internet" é o primeiro livro de Julian Assange, editor chefe e visionário por trás do Wikileaks. O livro é resultado de reflexões de Assange com um grupo de pensadores rebeldes e ativistas que atuam nas linhas de frente da batalha em defesa do ciberespaço (Jacob Appelbaum, Andy Müller-Maguhn e Jérémie Zimmermann). A edição brasileira terá a colaboração do filósofo esloveno Slavoj Zizek e tradução de Cristina Yamagami. Apesar de a internet ter possibilitado verdadeiras revoluções no mundo todo, Assange prevê uma grande onda de repressão no mundo online, a ponto de considerar a internet como uma possível ameaça à civilização humana devido à transferência do poder de populações inteiras a um complexo de agências de espionagem e seus aliados corporativos transnacionais que não precisarão prestar contas pelos seus atos. Em contrapartida, propõe o lema "privacidade para os fracos e transparência para os poderosos". O livro reflete sobre a vigilância em massa, censura e liberdade, mas o principal tema é o movimento cypherpunk, que faz uso da criptografia como mecanismo de defesa dos indivíduos perante a apropriação e uso bélico da internet pelos governos, Estados e empresas. Os cypherpunks defendem a utilização da criptografia e métodos similares como meios para provocar mudanças sociais e políticas. O movimento teve início em 1990, atingiu o auge de suas atividades durante as "criptoguerras" e, sobretudo, após a censura da Internet em 2011 na Primavera Árabe. O termo cypherpunk, uma derivação (criptográfica) de cipher (escrita cifrada) e punk, foi incluído no Oxford English Dictionary em 2006.


BOOKTRAILER
Capa fantástica e o booktrailer também.

Você vai gostar destes:

7 comentários

  1. Oie...
    Passando pela primeira vez e adorando!
    Não conhecia esse livro mais só pelo título me pareceu ser bem interessante =))
    Obg pela visita lá no blog!
    Tem resenha nova...
    Se vc quiser ir lá dar uma passadinha e
    deixar um comentário eu ficaria muito feliz =)
    -Fallen In Me
    -Rê

    ResponderExcluir
  2. Hey! Nossa, me senti bem desinformada ... talvez eu já tivesse ouvido falar mas não tenha dado atenção em 'WikiLeaks' e CypherPunks!

    O título e capa do livro não tinha me chamado a atenção, mas depois de ler o que tu escreveu e ver o vídeo do autor fiquei realmente interessada.

    Sinceramente, já pensei sobre isso e as vezes penso que é um pouco de paranóia, mas como eu disse estou um pouco alheia a "realidade virtual", vou ver se me informo sobre isso!

    Boa dica ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, como não tem uma parte para comentários no perfil dos autores! Vim comentar aqui!
      Só agora que li o perfil, que amor .-. haha
      Não tinha visto que era um casal de autores \o
      P.S: Adoro a música Simple Man.

      Excluir
    2. Ount, obrigada!! ^-^
      Simple Man é maravilhosa, mesmo.
      Beijo!

      Excluir
  3. Olá Bruna, tudo bom?
    Vim aqui para avisar que te indiquei a um selinho lá no meu blog. Espero que goste *-*
    http://blogsonhoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Translate

Arquivo